10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Tomate Regularmente!

10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Tomate Regularmente!
5 (100%) 2 votes

Razões Pelas Quais Você Deve Comer Tomate Regularmente que você precisa saber. Além disso, conhecido cientificamente como Solanum lycopersicum, o tomate é uma baga de uma planta da família Solanaceae, nativa da América do Sul.

Embora seja tecnicamente uma fruta, ele é geralmente classificado como vegetal.

Tomate

O tomate é a principal fonte alimentar do antioxidante licopeno, que é conhecido por ter muitos benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de doenças graves, como doenças cardíacas e câncer.

Eles também são uma grande fonte de vitamina C, potássio, folato e vitamina K. Normalmente, o tomate é vermelho quando maduro, mas pode ter cores diferentes, como amarelo, laranja, verde e roxo.

Tomate tem muitas subespécies, com diferentes formas e sabores.

Propriedades Nutricionais do Tomate:

Com apenas 18 calorias, o tomate é um dos alimentos com menor ingestão calórica na macro-categoria de frutas e vegetais, até porque quase 95% do seu peso é água.

A principal contribuição para os níveis de vitaminas e nutrientes é dada pela vitamina C, com seus 13,7 mg por 100 gramas de produto (quase 23% da dose diária recomendada), seguida imediatamente pela vitamina K (11,3% da RDA).

A contribuição de folato, vitamina E e vitamina A também é boa, enquanto o teor de licopenos é decididamente alto.

Benefícios do Tomate Para a Saúde:

A presença das substâncias que acabamos de ver, em particular o licopeno, confere ao tomate propriedades antioxidantes, diuréticas e preventivas, mas não só. Vamos ver os benefícios que esse alimento oferece.

Protegem Contra Tumores:

Graças à riqueza de substâncias antioxidantes, especialmente o licopeno, o seu consumo regular é capaz de reduzir drasticamente o risco de câncer, por exemplo, mama, ovário, próstata e pâncreas, realizando uma boa ação preventiva.

Reduz a Pressão Arterial:

O potássio contido no tomate atua como um vasodilatador por isso é uma grande ajuda para aqueles que sofrem de pressão alta. Como resultado, o consumo de tomate reduz os riscos associados à hipertensão, como os derrames.

Previne o Envelhecimento Precoce:

Tomate

O envelhecimento celular se deve à ação dos radicais livres, que são efetivamente neutralizados graças aos antioxidantes contidos no tomate, como a vitamina C, o beta-caroteno e o licopeno.

Protegem os Olhos:

As suas propriedades também se estendem à visão. A luteína e a zeaxantina presentes nos tomates ajudam a proteger os olhos da radiação solar. Além disso, essas duas substâncias, combinadas com o beta-caroteno, promovem a saúde geral da visão.

Estimula a Diurese:

Graças à abundância de água e potássio, o consumo de tomate tem efeito diurético, reduzindo a retenção de líquidos e a formação de celulite.

Ajudar a Saúde dos Ossos:

O tomate contem uma substância útil para fortalecer os ossos, nomeadamente cálcio e vitamina K.

Promove a Digestão:

A presença de fibras o torna útil para estimular o trânsito intestinal, ajudando assim o processo digestivo.

Combate Cãibras Musculares:

Os primeiros sintomas de uma deficiência de potássio são cãibras e dores musculares. O consumo regular de tomate, graças ao seu importante teor de potássio, é capaz de impedir o aparecimento desses distúrbios.

Protege o Coração:

O licopeno no tomate previne a oxidação lipídica sérica, exercendo assim um efeito protetor contra doenças cardiovasculares. Um consumo regular de tomate ou suco de tomate diminui os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos no sangue. Esses lipídios são os principais culpados nas doenças cardiovasculares e levam à deposição de gorduras nos vasos sanguíneos.

Ajuda na Digestão:

Tomate mantem o sistema digestivo saudável, impedindo a constipação e diarreia. Eles também evitam icterícia e efetivamente eliminam toxinas do corpo. Além disso, eles têm uma grande quantidade de fibra, que pode granular os intestinos e reduzir os sintomas da constipação.

Uma quantidade saudável de fibras ajuda a estimular o movimento peristáltico nos músculos digestivos lisos e a liberar sucos gástricos e digestivos. Isso pode regular seus movimentos intestinais, melhorando assim sua saúde digestiva geral e ajudando a proteger contra problemas de saúde

Como Escolher e Comprar Tomate:

Tomate

Tomate, é um vegetal que você traz para a mesa quase todos os dias, graças às muitas receitas em que você pode encontrá-lo.

Embora existam muitas variedades e, portanto, variam em cor, sabor e textura, existem regras gerais que podem ser aplicadas para escolher e comprar tomates no seu melhor.

Antes de mais nada, devemos prestar atenção à cor do tomate e do pecíolo: se for intenso, significa que o tomate está em bom estado de maturação e pode ser consumido em breve. Um tom mais esverdeado significa que a maturação está incompleta e, portanto, pode ser consumida em cerca de 3-4 dias.

O perfume deve ser intenso, natural e não alterado por componentes químicos ou tratamentos, que muitas vezes são realizados para aumentar o período útil de consumo do produto. Por esse motivo, aconselhamos que você sempre compre produtos orgânicos.

Contra Indicações do Tomate:

Além de seus muitos benefícios, ele também tem algumas desvantagens. Em particular, devem ser evitados em caso de alergia e intolerância específica à família Solanaceae ou alergia ao níquel, um elemento presente nesses vegetais.

Aqueles que sofrem de ácido estomacal, gastrite ou refluxo devem prestar atenção ao consumo de tomates, pois podem piorar seus sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *