10 Razões Pelas Quais Você Deve Consumir Tamarindo Regularmente!

Gostou do post? Avalie!

10 Razões Pelas Quais Você Deve Consumir Tamarindo Regularmente e aproveitar todos os seus benefícios. Ademais, o Tamarindo, Tamarindus indica L., é uma árvore pertencente à família das leguminosas, como grão de bico ou lentilhas. A fruta do Tamarindo é marrom quando seca e tem uma casca que cobre uma vagem contendo a polpa. A polpa de Tamarindo pode ser mais ou menos ácida, dependendo do grau de maturidade que possui.

Ele é uma planta que tem sua origem na África. Sua fruta é uma vagem alongada que tem uma polpa acastanhada com um sabor agridoce. Em algumas regiões, tem sido utilizado para a preparação de sobremesas, bebidas e molhos. Mas não é usado apenas na cozinha, também para curar diferentes doenças.

tamarindo
tamarindo

O Tamarindo é incluído em receitas de cozimento doces, é usado para fazer curativos e em algumas áreas é muito comum preparar o suco de Tamarindo. Mas as propriedades medicinais do Tamarindo também são usadas para beleza estética e natural.

Propriedades do Tamarindo:

Este é um fruto nutritivo que dá-nos hidratos de carbono, contém proteína vegetal composto por aminoácidos tais como triptofano, lisina ou metionita, também nos dá um grande número de viagens de fibra solúvel (principalmente pectina), reduziu o conteúdo de lípidos, vitaminas A, B3 e C, minerais tais como magnésio, cálcio, potássio, fósforo, ferro e enxofre, polifenóis e ácidos orgânicos como o málico, tartárico e ascórbico.

O Tamarindo tem laxante, depurativo, energia, hepatoprotetor, antipirético, tônico, antioxidante, vermífugo ou ação anti-helmíntico (preparado por um folhas de infusão), diurético.

Benefícios do Tamarindo:

Possui Propriedades Antioxidantes:

Essas moléculas encontradas no Tamarindo neutralizam possíveis danos às células e fazem desta fruta uma grande aliada para combater o envelhecimento, o câncer, a inflamação e as doenças cardiovasculares.

Funciona Como Laxante:

Ele também funciona muito bem como um laxante natural. É preferível não combinar com outros laxantes, uma vez que perderia todas as suas características.

Fonte de Fibras:

Esta fruta é rica em fibras, por isso evita a constipação. Tem propriedades laxantes que ajudam o movimento do intestino.

Protege o Estômago:

Este alimento também ajuda a aumentar o apetite, diminuir a flatulência e reduzir os problemas de estômago.

Bom Para o Coração:

Esta fruta contém um alto nível de potássio. Portanto, é útil reduzir a pressão arterial.
O nível de colesterol no corpo é controlado pelo Tamarindo porque contém fibras.

Ele também controla os radicais livres, que criam células cancerosas e também são prejudiciais ao coração.

Controla o Colesterol:

Diferentes estudos demonstraram que o consumo de Tamarindo ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue, além dos níveis pressóricos.

Combate Dor nas Articulações:

A polpa, folhas e flores de Tamarindo provaram ser muito eficazes no combate às inflamações e dores nas articulações. Afinal, o alívio nesses casos é instantâneo.

Protege a Saúde Visual:

O suco dessa fruta é um bom remédio para curar a conjuntivite. Além disso, com as sementes deste fruto são preparadas gotas que aliviam a secura dos olhos.

Trata Queimaduras:

Suas folhas são usadas para tratar queimaduras. O remédio mais usado é colocar essas folhas em um recipiente com tampa e depois no fogão. Quando eles queimam o suficiente, eles são reduzidos a poeira. Misturado com óleo vegetal, é aplicado em áreas danificadas.

Reduz a Febre:

Diz-se que a polpa de Tamarindo é um excelente remédio para reduzir a febre. Portanto, você deve consumir 15 g para reduzir a temperatura corporal.

tamarindo beneficios
tamarindo beneficios

Efeitos Colaterais do Tamarindo:

A principal preocupação é que o Tamarindo reduz a pressão arterial e dilui o sangue, razão pela qual não deve ser consumido em casos de sangramento. Aliás, se você estiver tomando aspirina ou outros anticoagulantes, tome cuidado para não ingerir uma quantidade excessiva dessa fruta.

Houve também alguns efeitos colaterais relacionados a este alimento, que são:

  • Alergia: É possível desenvolver reações alérgicas a esta fruta.
  • Diarreia: Esta fruta contém muita fibra. Se não for consumida com moderação, pode causar diarreia.
  • Problemas respiratórios: A exposição ao pó de sementes pode causar problemas respiratórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *