10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Pitaya Regularmente!

10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Pitaya Regularmente!
5 (100%) 2 votes

10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Pitaya Regularmente de forma que possa se beneficiar com esta fruta. Ademais, a fruta do dragão, também chamada de fruta perolada do dragão, fruta do cacto, Pitaya, é um superalimento tropical e delicioso que pode fazer muito pela sua saúde. De fato, os benefícios da Pitaya incluem anti-envelhecimento, estimula o sistema imunológico e estabiliza o açúcar, o que é útil para pessoas com diabetes, entre outros.

Então, enquanto os dragões podem não ser reais, o fruto do mesmo nome certamente é. Vamos ver como o fruto do dragão beneficia o corpo humano.

pitayapitaya

A Pitaya é uma fruta nativa da América Central. Tem uma forma oval, com espinhos no exterior e três variedades podem ser encontradas: amarelo no exterior e polpa branca com sementes no interior, vermelho no exterior e polpa branca ou polpa vermelha com sementes no interior. É muito aromático e seu sabor é muito doce e agradável.

Propriedades da Pitaya:

A Pitaya é uma fruta rica em água, uma vez que 100 gramas de frutas, pelo menos, 85 são de água. O valor calórico da Pitaya é muito baixo, contém apenas 45 kcal por 100 gramas. A fruta do dragão é excelente para todas as fases da vida, mas especialmente para pessoas com sobrepeso e obesas que estão fazendo dieta para perder peso e para pessoas com diabetes.

O fruto do dragão nos dá micronutrientes como vitaminas C, grupo B e A (betacaroteno); e minerais como fósforo, cálcio e ferro. Além disso, as pitayas nos dão fenóis (dão cor ao fruto e possuem ação antioxidante) e captina.

Dos macronutrientes da Pitaya podemos mencionar que ela possui pequenas quantidades de carboidratos, pouca proteína vegetal e o teor de gordura é praticamente nulo.

Benefícios da Pitaya:

Fortalece o Sistema Imunológico:

Ficou provado que consumir esta fruta ajuda a prevenir o câncer, a anemia por deficiência de
ferro e é por isso que o ferro contido nesta fruta é ideal para prevenir doenças degenerativas.

Previne e Trata o Diabetes:

Notei o conteúdo de fibras e como isso ajuda na digestão, mas as fibras também podem ajudar a
estabilizar os níveis de açúcar e manter um nível normal de açúcar no sangue.

A fruta do dragão pode ajudar a prevenir picos de açúcar depois de comer alimentos com alto índice glicêmico. Seu consumo é benéfico para reduzir alguns problemas que podem estar associados ao diabetes.

Beneficia a Saúde Cardíaca:

A captina, um componente das sementes da polpa de Pitaya, é um tônico cardíaco que promove o correto funcionamento do coração e parece combater as arritmias.

Promove o Emagrecimento:

Graças à sua baixa ingestão calórica e carboidratos, a Pitaya é ideal para desintoxicar o corpo e reduzir a inflamação da barriga.

É uma fruta perfeita para incluir em uma dieta de perda de peso para pessoas que querem perder peso, dado o baixo perfil calórico que tem.

Ajuda a Ficar Jovem:

A fonte da eterna juventude ainda é difícil de alcançar, o que significa que você gosta ou não envelhecerá. Você desenvolverá linhas finas e rugas na pele, e o risco de desenvolver doenças graves, como o câncer, é muito alto devido às mutações que o DNA do seu corpo sofre.

No entanto, há uma maneira de atrasar os sinais de envelhecimento pelo tempo que pudermos. A fruta do dragão não é uma panaceia, mas pode ajudar bastante, pois é rica em antioxidantes e vitamina C. Eles estabilizam os radicais livres e protegem as células dos danos oxidativos.

Previne Doenças Degenerativas:

Sua contribuição na vitamina C é uma boa fonte de antioxidantes que contribuem para reduzir o risco de sofrer doenças degenerativas, câncer ou doenças cardiovasculares.

Melhora a Saúde Intestinal:

As sementes da fruta do dragão melhoram o trânsito intestinal, ajudando-nos a ir regularmente ao banheiro e evitar a constipação.

Combate a Retenção de Líquidos:

O grande teor de água da Pitaya nos ajuda a hidratar e combater a retenção de líquidos.

Ajuda a digestão:

Sabemos que a fibra ajuda na digestão e que a melhor maneira de obtê-la é através de frutas e
legumes. A fruta do dragão contém uma boa quantidade de fibra, que pode ajudar no movimento
intestinal da manhã. Pode até mesmo ajudar a eliminar problemas de constipação.

A fruta do dragão contém aproximadamente um grama de fibra por 100 gramas para a versão fresca e cerca de 10 gramas por 100 gramas da versão seca, o que a torna um alimento rico em fibras.

Para obter um pouco mais de fibra, você pode até comer a casca da Pitaya. Outra razão pela qual a fruta do dragão beneficia a digestão é devido aos oligossacarídeos que ela contém. Esses oligossacarídeos funcionam como prebióticos, o que melhora a saúde intestinal e a digestão. E isso nem todos os prebióticos podem fazer.

Melhora a Visão:

A vitamina A que contém ajuda a manutenção dos tecidos moles, o que melhora a visão em um
ambiente pouco iluminado. É altamente recomendável adicionar esta fruta à sua dieta diária.

Previne Anemia:

A Pitaya com a polpa vermelha contém maior teor de vitamina C do que as outras duas frutas. A vitamina C aumenta a absorção de ferro e pode ajudar a prevenir ou melhorar a anemia por deficiência de ferro. Além disso, esta vitamina participa na produção de colágeno e glóbulos vermelhos.

pitaya fruta
pitaya fruta

Efeitos Colaterais da Pitaya:

  • O consumo excessivo desta fruta pode produzir diarreia e dores de estômago devido à grande quantidade de fibra contida em suas sementes.
  • Mudança de cor nas fezes e urina, no entanto, que não afeta as complicações orgânicas, pois é devido aos flavonoides e licopenos, que são os pigmentos de frutas e legumes.
  • Tem altos níveis de frutose que, em algumas pessoas, podem elevar a pressão arterial, aumentar o colesterol e os triglicerídeos e aumentar o ácido úrico.
  • Evite o consumo em pessoas alérgicas ou com alguma sensibilidade de seus componentes.
  • Não é recomendado o consumo de Pitaya em pacientes que têm tratamento alopático para condições crônicas, como diabetes, doenças cardíacas, respiratórias ou gástricas, pois isso pode dificultar o tratamento médico.
  • No caso de sentir desconforto físico devido ao consumo de Pitaya, você deve ir ao médico.
  • Pessoas com diverticulose devem evitar comê-las, porque as sementes podem ficar presas e causar dor.
  • Embora seja usado para tratar distúrbios renais, seu uso deve ser evitado em caso de pedras nos rins, devido ao seu conteúdo de oxalato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *