10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Pêssego Regularmente!

10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Pêssego Regularmente!
5 (100%) 1 vote

10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Pêssego Regularmente e aproveitar ao máximo seus benefícios. Ademais, o Pêssego é a fruta da estação da primavera e verão, com seu sabor doce, suculenta, carnuda, sua pele é aveludada e laranja, rosa ou amarela, dependendo das diferentes variedades de pêssegos.

O Pêssego é nativo da China e é o fruto da árvore de pêssego, Prunus persica, uma árvore frutífera que pertence à família botânica Rosaceae, como a pera, a maçã, a amêndoa ou ameixas.

pessego
pessego

A nectarina é uma variedade de Pêssego muito semelhante em sabor e qualidades nutricionais, mas com pele sem pelos.

O Pêssego pode ser consumido em sobremesas, durante as refeições, como um lanche saudável entre as refeições ou lanche em receitas com Pêssego, tais como: compotas, marmeladas, recheios para bolos e tortinhas, preparando Pêssego enlatado, vinho de Pêssego, etc. Portanto, veja a seguir as 10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Pêssego Regularmente.

Propriedades do Pêssego:

No Pêssego são encontrados alto teor de betacaroteno (provitamina A) e vitamina C e E, um dos quais fornece quantidades significativas (300 g dessa fruta proporciona 23% do requisito diário de vitamina A, 50% de vitamina C e 15% de vitamina E).

Quanto aos minerais, fornece potássio, fósforo, magnésio e ferro, o que o torna um bom diurético (potássio) e antianêmico (ferro).

Sua fibra (2%), principalmente solúvel, ajuda a manter baixos os níveis de colesterol e exerce um poder laxante; enquanto a presença de vitaminas do grupo B faz com que seja um bom calmante do sistema nervoso.

O teor de água do Pêssego é muito alto, está em 87% do seu peso. E suas gorduras, praticamente nulas. Essas duas circunstâncias, muita água e poucas gorduras, explicam seu baixo valor calórico, que contribui entre 35 e 45 calorias por 100 g.

Os açúcares (carboidratos), da ordem de 9%, são o seu nutriente mais importante do ponto de vista quantitativo e os responsáveis ​​pela sua doçura.

Como com todas as frutas frescas, o valor de proteína do Pêssego é baixo, 0.7%.

Benefícios do Pêssego:

Benéfico Para Diabéticos:

Tanto para as pessoas que têm diabetes quanto para aquelas que têm que restringir o consumo de carboidratos pelo tipo de dieta que carregam, o Pêssego é uma fruta ideal porque é muito baixa neles. Além disso, seu teor de fibra é alto e isso faz com que os carboidratos sejam absorvidos progressivamente, evitando picos de açúcar no sangue (glicemia).

Combate a Constipação:

A fibra insolúvel contida neste fruto é muito importante para manter um trânsito intestinal regular e prevenir ou combater casos de obstipação e para ajudar a prevenir doenças como o câncer do cólon.

Ajuda a Controlar a Hipertensão:

Devido ao seu alto teor de potássio e seu baixo teor de sódio, o Pêssego é um alimento muito interessante para incluir na dieta habitual de pessoas com hipertensão ou com uma certa propensão a ter pressão alta.

Protege a Visão:

Antioxidantes como carotenoides que contêm no Pêssego são muito importantes e benéficos para cuidar de nossa visão e ajudar a prevenir doenças oculares, como catarata ou perda da visão noturna.

Fortalece o Sistema Imunológico:

A composição nutricional de Pêssego destaca o seu conteúdo em carotenoides, antioxidantes que ajudam a melhorar o sistema imunológico e reforçá-lo, lutar contra os danos causados ​​por radicais livres e prevenir ou retardar o aparecimento da doença.

É um Ótimo Diurético:

Ao favorecer a diurese no nível renal, o Pêssego é aconselhável na hipertensão arterial. Ele exerce uma ação favorável nas inflamações do rim, nas hematúrias (presença de sangue na urina) e nas pedras urinárias (ajuda a eliminar pedras).

Benéfico Para a Pele, Unhas e Cabelos:

Os antioxidantes contidos no Pêssego (especialmente os carotenos) são bons aliados para que possamos manter e cuidar da nossa pele, unhas e cabelos, mantê-los saudáveis ​​e ajudar a prevenir doenças que os afetam. Então, se você quer manter uma pele mais jovem, os pêssegos, graças ao seu conteúdo de vitamina C, promovem a formação de colágeno que ajuda a ter uma pele mais flexível e a prevenir a formação de rugas.

Previne a Formação de Varizes:

Outro componente muito importante que tem no Pêssego são as cumarinas, estes têm um efeito muito benéfico sobre os capilares sanguíneos, porque aumentam a sua resistência, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares tão comuns como as varizes.

Combate Anemia e Fadiga por Deficiência de Ferro:

O Pêssego não só contém ferro, mas também tem vitamina C, essencial para o ferro ser melhor absorvido. Além disso, os damascos secos (pêssegos desidratados) têm uma maior concentração neste mineral, portanto, se você quer evitar anemia por deficiência de ferro combate (deficiência de ferro) e fadiga ou cansaço,

Combate a Má Digestão:

Se você costuma ter má digestão, o Pêssego é uma fruta que é recomendada como sobremesa para ajudar a facilitar os processos digestivos e evitar a digestão lenta ou pesada e melhorar a digestão das gorduras.

Efeitos Colaterais do Pêssego:

O consumo de Pêssego, em qualquer de suas formas, é geralmente muito seguro. No entanto, em certas circunstâncias, o fruto dessa árvore pode produzir alguns efeitos colaterais. O Pêssego possui propriedades que estimulam a realização dos processos digestivos, por isso sua ingestão não é recomendada para quem tem desconforto estomacal ou diarreia, já que pode aumentar esses sintomas.

pessego beneficios
pessego beneficios

O fruto do pessegueiro, também conhecido como Pêssego, tem propriedades digestivas, por isso não é aconselhável o consumo frequente de crianças mais jovens, porque elas podem ser mais suscetíveis de ser afetadas por casos de diarreia ou dores de estômago.

Chás ou sucos de Pêssego cientificamente conhecido como Prunus persica, não deve ser tomado com drogas diuréticas, como Pêssego tem propriedades que estimulam a remoção de fluidos corporais e podem interagir com o tratamento a ser realizado.

Não há evidências de que o Pêssego possa causar inconveniências ou efeitos colaterais em mulheres grávidas ou em período de lactação, mas é ideal que procure recomendações médicas para que quem esteja nessas situações possam ingeri-lo de maneira normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *