10 Razões Pelas Quais Você Deve Consumir Groselha Vermelha Regularmente!

10 Razões Pelas Quais Você Deve Consumir Groselha Vermelha Regularmente!
5 (100%) 6 votes

10 Razões Pelas Quais Você Deve Consumir Groselha Vermelha Regularmente sem prejudicar a sua saude. Alem disso, a groselha vermelha ( Ribes rubrum ) é um membro do gênero Ribes na família Grossulariaceae de groselha.

A planta é nativa de partes da Europa Ocidental (Bélgica, França, Noruega, Suécia, Alemanha, Holanda, norte da Itália, norte da Espanha, Portugal e Polônia).

O sabor azedo do fruto da groselha vermelha é ligeiramente maior que a groselha preta; no entanto, eles têm a mesma doçura aproximada.

As groselhas vermelhas geralmente são cultivadas para compotas e preparações cozidas, mas podem ser usadas para saladas, guarnições ou bebidas.

groselha vermelha

Benefícios da Groselha Vermelha:

Ajuda a Manter uma Visão Saudável:

Devido à grande quantidade de vitamina A e caroteno, a groselha vermelha ajuda a manter uma visão saudável, ajudando assim a reduzir o risco de degeneração macular e cegueira noturna.

Além disso, reduz a vermelhidão, coceira e ajuda na lubrificação ocular. Tendo em vista a grande quantidade de vitamina C, o funcionamento das células da retina mantém-se em dia, melhorando a miopia e a catarata e reduzindo a tensão intraocular.

Protege o Cérebro:

O consumo regular de groselha vermelha favorece a memória, haja vista que protege o cérebro de radicais livres, graças à quantidade abundante de antioxidantes.

A groselha vermelha também protege as células cerebrais dos danos de radicais livres que resultam em deterioração das células cerebrais ou mesmo dos tecidos.

Auxilia na Diabetes:

A groselha vermelha ajuda no tratamento de açúcar elevado no sangue por ser rica em crômio, logo ajuda a equilibrar o metabolismo dos carboidratos, que por sua vez, faz com que o corpo responda melhor à insulina.

Cabe destacar que o seu teor de vitamina C promove o bom funcionamento do pâncreas e regula a glicose.

Envelhecimento Precoce:

Para as pessoas que desejam retardar o envelhecimento precoce, sugere-se que a groselha vermelha seja incluída na dieta, haja vista a alta concentração de antioxidantes.

A groselha vermelha reduz a quantidade de radicais livres no corpo, ajuda a prevenir sinais de envelhecimento precoce, como rugas e manchas, por exemplo.

Além disso, essa fruta é rica em vitamina A, que estimula a produção de colágeno. A groselha vermelha fortalece o fígado e ajuda na liberação de toxinas fora do corpo.

Tratamento Capilar:

Considerando o alto teor de vitamina C, a groselha vermelha é amplamente utilizada no tratamento capilar, como queda, cabelo opaco e grisalho prematuro. Sabe-se que a deficiência de vitamina C pode levar à quebra e perda de cabelo.

Diante disso, o ideal é que essa fruta seja consumida diariamente ou que use o óleo de groselha vermelha para massagear o couro cabeludo algumas vezes por semana.

Saúde Bucal:

A vitamina C e outros nutrientes contemplados na groselha vermelha são benéficos para a saúde, visto que combatem bactérias e infecções, além de prevenirem cáries e ajudarem a curar os tecidos da gengiva.

Para erradicar os efeitos do mau hálito, mastigue pedaços de fruta fresca de groselha vermelha diariamente. É possível, também, utilizar o pó ou o suco diariamente para fortificar os dentes e a gengiva.

Evita Problemas Urinários:

A groselha é muito benéfica para o sistema renal. Como é diurética, aumenta a frequência e o volume da urina, liberando as toxinas através do sistema urinário.

Ela inibe o crescimento de bactérias e, portanto, ajuda no tratamento de problemas urinários, como as infecções da bexiga, por exemplo.

Reduz o Colesterol:

O consumo regular de groselha vermelha ajuda a diminuir os níveis de colesterol em virtude do teor de pectina, visto que ela inibe a agregação plaquetária e reduz os níveis de colesterol no organismo.

Simultaneamente, promove a redução de lipoproteínas de baixa densidade ao aumentar os níveis de lipoproteína de alta densidade. É aconselhável que frutas frescas sejam consumidas duas vezes por dia.

Efeitos da Menopausa:

A groselha também pode ser boa para as mulheres que estão atravessando o período da menopausa, haja vista que essa fruta melhora o fluxo de sangue. A groselha remove os níveis de colesterol ruins, resíduos e toxinas do sangue.

Aumenta a Imunidade:

A groselha aumenta a imunidade em virtude da sua grande quantidade de vitamina C, que a transforma em um potente antioxidante.

Nesse sentido, ela protege o organismo contra danos de radicais livres que ocasionam infecções comuns, que podem ser desde uma gripe a um câncer.

Ademais, ajuda a aumentar a contagem de células brancas do sangue, principal linha de defesa do sistema imunológico.

Compra e Armazenamento

Selecione groselhas vermelhas que são firmes e vibrantes na cor. Groselhas vermelha moles e encharcadas são provavelmente muito maduras ou estragadas.

Uma vez comprado, mantenha refrigerado. Eles vão manter fresco por até uma semana.

Groselha vermelha também podem ser congeladas para serem usadas quando não estão na estação. Se você teme que suas groselhas vermelhas sejam estragadas antes do uso, basta colocá-las no freezer.

Eu nunca soube que groselha vermelha seria tão ácida, e eu simplesmente comprei por sua linda cor vermelha e pequenas bagas bonitinhas.

Eu acabei usando-os como enfeite, escondendo alguns em um smoothie de frutas e polvilhando um pouco com o meu iogurte grego e granola matinais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *