10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Graviola Regularmente!

10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Graviola Regularmente!
5 (100%) 1 vote

10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Graviola Regularmente e usufruir de seus benefícios. Ademais, a Graviola ou guanábana, como também é conhecida, é uma fruta que vem da árvore de Graviola verde que é amplamente encontrada no México, no Caribe e em partes da América do Sul. A fruta é muito deliciosa e o sabor é uma combinação de morango e abacaxi, com outras notas doces e cítricas.

Esta fruta (Graviola) tem benefícios de saúde maravilhosos, pois ajudam a eliminar parasitas, melhorar as condições respiratórias, reduzir a inflamação, tratar alguns tipos de câncer, melhorar o sistema imunológico e muitos mais.

graviola
graviola

Várias partes da árvore Graviola têm propriedades medicinais, como casca, folhas, raízes, sementes e frutos. Condições comumente tratadas incluem asma, doenças do fígado e do coração, artrite, diarreia e distúrbios do estômago. O fruto da Graviola é comido no México, na Colômbia e no Brasil como sobremesa ou liquefeito na forma de suco. E o fruto da Graviola e seu suco são consumidos com o objetivo de combater vermes e parasitas intestinais, reduzir as febres e aumentar a produção de leite materno após o parto

Propriedades da Graviola:

A Graviola, tem propriedades interessantes nutricionalmente, especialmente como uma excelente fonte de vitamina C. Também é rica em família da vitamina B, como vitaminas B1, B2, B3, B5, B6. Além disso, sua contribuição em minerais como magnésio, potássio e ferro é generosa.

No entanto, as sementes de Graviola devem ser evitadas, pois podem ter consequências negativas para a saúde, cumulativamente.

Benefícios da Graviola:

Ajuda a Controlar o Peso:

Seu alto teor de fibras faz dela um poderosa aliada no controle de peso. Possui substâncias que retêm a água no interior do trato gastrointestinal, causando uma sensação de saciedade. Além disso, se for ingerido com outros alimentos, ajuda a reduzir o índice glicêmico.

Elimina Parasitas:

É um tratamento popular em muitas áreas da América Latina em áreas onde as infecções parasitárias são mais comuns. Ao preparar um chá das folhas, você pode limpar o intestino e certificar-se de que seu sistema gastrointestinal funcione sem problemas.

Combate a Má Digestão:

Um dos benefícios da Graviola é a sua capacidade de combater sintomas comuns quando você tem uma má digestão, como cólica, dispepsia ou azia. Isto é devido ao seu conteúdo de potássio e outros nutrientes com pH alcalino favorecem a redução da acidez no estômago. Além disso, o conteúdo de fibra da sua fruta tem a capacidade de melhorar o trânsito intestinal.

Mantém a Pele Saudável:

Vitamina C e outros agentes antioxidantes encontrados na Graviola, como polifenóis, saponinas e flavonoides, ajudam na hidratação e na prevenção do envelhecimento precoce. Os nutrientes atuam eliminando os radicais livres e estimulando a produção de colágeno e elastina, que promovem a saúde da pele, livre de manchas e os sinais do envelhecimento.

Possui Propriedades Antitumorais:

Estudos realizados pela Purdue University, em Indiana, destacam como um consumo de Graviola pode ter um poderoso efeito antitumoral devido ao seu conteúdo alcaloide. Também outros estudos indicam que as folhas da Graviola contêm acetoginina, uma substância que é muito mais tóxica para as células cancerígenas que os medicamentos utilizados na quimioterapia comum.

Promove a Saúde dos olhos:

Antioxidantes, especialmente as vitaminas C e E, zinco e betacaroteno, diminuem o risco de doenças oculares e reduzem o estresse oxidativo, que pode causar catarata e degeneração macular relacionada à idade.

Controla o Diabetes:

Tem propriedades antidiabéticas. No estudo, elas fizeram uma diferença significativa nas concentrações de glicose no sangue. O extrato aquoso da folha de Graviola inibe o dano oxidativo hepático causado em pacientes com diabetes.

Fortalece os Músculos:

A Graviola também possui níveis consideráveis ​​de potássio, um importante micronutriente nos mecanismos bioquímicos da transmissão dos impulsos nervosos e da contração muscular. Por isso, proporciona eficiência no movimento dos músculos esqueléticos, melhorando o desempenho em atividades físicas e evitando problemas como a fadiga.

Protege os Ossos:

A fruta é uma fonte de cálcio e fósforo, essencial na formação e manutenção dos ossos, evitando e auxiliando no tratamento da osteoporose. Além disso, fornece zinco, que ajuda a vitamina D na fixação de cálcio e outros minerais necessários para a formação do tecido ósseo.

Funciona Como Diurético:

Mais de 82% do peso da fruta é composto de água, que, somada à presença de sais minerais como magnésio e potássio, ajuda a eliminar líquidos. Por causa disso, o suco é uma excelente fonte de hidratação e pode ajudar as pessoas que têm dificuldade em tomar as quantidades recomendadas de água.

graviola beneficios
graviola beneficios

Efeitos Colaterais da Graviola:

Recomenda-se evitar o consumo de sementes de Graviola e folhas em estado puro, já que segundo alguns estudos existe uma relação direta entre seu consumo e o aparecimento de uma doença muito semelhante à de Parkinson. É por esta razão que estas partes só podem ser consumidas sob a forma de extractos ou cápsulas feitas por laboratórios reconhecidos e a sua utilização deve ser supervisionada por um profissional de saúde.

Pessoas que sofrem de pressão alta ou baixa e problemas cardíacos devem evitar seu uso devido às suas propriedades hipotensoras e cardiodepressivas. Também não é recomendado restringir o consumo desta planta e seus derivados em mulheres grávidas e lactantes, uma vez que os efeitos que podem causar no feto ou no bebê ainda são desconhecidos. Finalmente, se você sofre de mal de Parkinson, evite usar qualquer parte desta planta, pois ela pode interferir nos medicamentos que você consome.

Como um conselho final, eu recomendo que você evite basear sua dieta em um único alimento, pois você pode causar um desequilíbrio em seu corpo. Ser uma dieta equilibrada é a melhor maneira de prevenir doenças e ter um organismo saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *