10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Damasco Regularmente!

Gostou do post? Avalie!

10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Damasco Regularmente. Além disso, o damasco é uma das frutas mais ricas em vitamina A. Uma vez que comer uma única fruta pode preencher 50% das nossas necessidades diárias. Também é apreciado por esportistas por suas contribuições em ferro e cobre. Mas seus pontos positivos não param por aí.

Conhecida por seu sabor picante e cor de damasco distinta, esta fruta nutritiva é boa para mais do que fazer doces ou assados. Apresentando um extenso perfil nutricional e uma longa lista de benefícios. O damasco é rico em sabor e saúde benéfico propriedades como sementes de damasco.

O damasco é um tipo de fruta comestível que vem da árvore de alperce. É um membro do gênero Prunus, ou fruta de caroço, que também inclui ameixas, cerejas, pêssegos, nectarinas e amêndoas. Originário da Armênia, da China ou do Japão. Os damascos agora são largamente cultivados em todo o mundo.

damasco

Os damascos são considerados alimentos ricos em nutrientes e pobres em calorias, mas ricos em fibras, vitamina A e vitamina C. Eles também receberam uma ampla gama de benefícios à saúde. Variando de inflamação para o tratamento do olho seco e muito mais. Além disso, eles são super versáteis e podem ser consumidos crus ou usados ​​na confeitaria e na culinária.

Valor Nutricional do Damasco:

Os damascos contêm vários antioxidantes, particularmente compostos fenólicos da família dos flavonóides. Esses compostos possibilitam neutralizar os radicais livres do organismo e, assim, prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares. Certos tipos de câncer e diversas doenças crônicas. O teor de antioxidante de damascos secos seria maior do que a de damascos frescos.

Purés, geleias e sucos de damasco (néctares) contêm substancialmente os mesmos compostos antioxidantes, mas em menor quantidade que em damascos frescos ou secos. Os damascos também contêm carotenóides. Principalmente beta-caroteno, um carotenoide que contribui em grande parte para a cor laranja, além de uma pequena quantidade de licopeno.

No corpo, o beta-caroteno tem a capacidade de se converter em vitamina A. Em geral, o teor total de carotenóides da casca de damasco é 2 a 3 vezes maior que o da carne. Embora o damasco fresco contenha metade do mesmo beta-caroteno que a cenoura (uma das melhores fontes), ele continua sendo uma fonte muito interessante.

História do Damasco:

A história do damasco permanece controversa. Por causa de seu nome científico, Prunus armeniaca ou ameixa armênia. Bem como sua longa história de cultivo na Armênia, muitas pessoas pensam que é nativo da Armênia. Outros dizem que foi encontrado pela primeira vez na China ou na Índia há milhares de anos.

Seja qual for a sua verdadeira origem, os damascos têm sido um marco em muitas culturas ao redor do mundo durante séculos. Os egípcios, por exemplo, geralmente usavam damascos para fazer suco tradicional, enquanto os colonos ingleses usavam óleo de damasco no século 17 para reduzir a inflamação e tratar tumores.

Hoje, a maior parte da produção de damasco comercial nos Estados Unidos é na costa oeste. Na verdade, quase todos os damascos vêm da Califórnia, com uma quantidade menor proveniente de Washington e Utah. Em todo o mundo, o Uzbequistão produz a maior quantidade de damascos, seguida pela Turquia, Irã e Itália.

Benefícios do Damasco Para Saúde:

1. Protege o Fígado:

Além de ser o maior órgão interno do corpo humano, o fígado é também um dos mais importantes. Ele tem uma longa lista de funções, desde a produção de proteínas que ajudam a coagulação do sangue a quebrar as gorduras para produzir energia. Algumas pesquisas sugerem que o damasco é benéfico para a saúde do fígado e pode até mesmo proteger contra doenças do fígado.

2. Protege contra os radicais livres:

Os damascos são naturalmente ricos em antioxidantes. Alguns vêm de vitaminas comuns, mas outros são muito mais raros de encontrar. Assim, o damasco é uma boa fonte de vitamina A, bem como vitamina C. As duas vitaminas combinadas têm efeitos ainda mais benéficos. Os damascos também contêm flavonóides, que ajudam a combater doenças cardiovasculares.

3. Alto Teor Antioxidante:

Além de fornecer uma ampla gama de micronutrientes importantes, os damascos também são carregados com antioxidantes. Antioxidantes são compostos que protegem contra os radicais livres e previnem danos às células. Eles também podem reduzir o risco de certas doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer.

4. Reduz a Inflamação:

Inflamação não é necessariamente uma coisa ruim. De fato, é uma reação perfeitamente normal desencadeada pelo sistema imunológico para impedir que invasores estrangeiros desenvolvam e protejam o corpo de lesões. A inflamação crônica, por outro lado, pode causar estragos em seu corpo e contribuir para doenças como doenças cardíacas, diabetes e artrite reumatóide.

5. Promove a Saúde dos Olhos:

Os damascos são uma excelente fonte de vitamina A. Uma xícara de damascos crus fornece 60% da vitamina A que você precisa para o dia, enquanto uma xícara de damascos secos pode quase sozinho satisfazer suas necessidades diárias. em vitamina A. A vitamina A desempenha um papel central na saúde dos olhos. De fato, a deficiência de vitamina A pode levar a sintomas como cegueira noturna, olhos secos e perda de visão.

beneficios do damasco

Outros Benefícios do Damasco Para Saúde:

  • Além de ser rico em vitamina A, que melhora a visão, o damasco pode ser benéfico para a saúde ocular de muitas outras maneiras;
  • As fibras da fruta vão viajar no corpo sem ser digerida, o que ajuda a adicionar volume às fezes e prevenir a constipação;
  • Podem ter propriedades anti-inflamatórias potentes para ajudar na proteção contra doenças;
  • Ajuda proteger seus corpos contra a colite ulcerativa, um tipo de doença inflamatória intestinal;
  • O consumo da fruta anti-inflamatória também podem ajudar a estimular a função hepática.

Efeitos Colaterais do Damasco:

Embora as sementes de damasco sejam frequentemente apreciadas como um lanche doce, as sementes de damasco amargo podem conter uma grande quantidade de amigdalina, um composto que pode aumentar os níveis de cianeto quando consumido em excesso. Se você está comendo sementes de damasco, certifique-se de optar pela variedade doce para evitar a toxicidade potencial.

Além disso, enquanto damascos secos são ricos em nutrientes benéficos, eles também são ricos em carboidratos e calorias, o que pode resultar em ganho de peso e aumento do açúcar no sangue. Consumir com moderação e optar por damascos frescos sempre que possível para evitar exageros.

Algumas pessoas também podem sentir sintomas de alergia alimentar depois de comer damascos. Se você suspeitar de alergia a damasco ou se tiver efeitos colaterais indesejados depois de comê-los, pare de comê-los e consulte seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *