Chá Verde: Benefícios, Receita e Como Usar Para Emagrecer!

Gostou do post? Avalie!

Chá Verde: Benefícios, Receita e Como Usar Para Emagrecer sem sair de casa. Além disso, nativo da China e da Índia, o Chá Verde ganhou popularidade por seu papel na melhoria da saúde cardíaca e condições como a doença de Alzheimer e artrite.

O Chá Verde também está sendo saudado pelos benefícios de perda de peso que oferece. Feito a partir de folhas de chá não oxidadas, o Chá Verde é menos processado em comparação com o chá preto e, como tal, contém uma maior quantidade de compostos benéficos.

Cha Verde
Cha Verde

O Chá Verde contém catequinas, que são tipos de polifenóis – compostos com laços antioxidantes apropriados. As catequinas encontradas no Chá Verde são epicatequina, epigalocatequina, galocatequina e derivados de galato.

O Chá Verde também tem o flavonoide quercetina, ácido linoléico, aginenina, cafeína e outras metilxantinas como teobromina e teofilina, aminoácidos e enzimas, carboidratos, traços de ferro, cálcio, magnésio, manganês, cálcio, cobre e outros minerais, vestígios de carotenoides e compostos voláteis como hidrocarbonetos, ésteres e aldeídos. O Chá Verde não adoçado tem zero calorias.

Benefícios do Chá Verde Para Saúde:

Regula a Pressão Arterial:

A pressão arterial é causada pela enzima conversora de angiotensina ou ECA, que é secretada pelos rins. O Chá Verde é um inibidor natural da ECA e a ingestão a longo prazo desta bebida tem sido associada a melhores níveis de pressão arterial.

De acordo com estudos, beber de três a quatro xícaras de Chá Verde por dia pode regular a pressão arterial. De acordo com um estudo, a pressão arterial reduzida devido ao consumo de Chá Verde também resultou em risco reduzido de doença coronariana e acidente vascular cerebral.

Melhora a Saúde do Coração:

Como mencionado acima, o consumo regular de Chá Verde pode reduzir o risco de doença coronariana. A bebida também pode reduzir os níveis de colesterol ruim, que contribuem diretamente para doenças cardíacas, sem afetar o bom colesterol.

O Chá Verde também tem demonstrado aumentar a capacidade antioxidante do sangue, protegendo assim o coração de espécies reativas de oxigênio e prevenindo ataques cardíacos.

De acordo com um estudo, os bebedores de Chá Verde têm 31 por cento menor risco de doenças cardiovasculares. As catequinas presentes no Chá Verde ainda previnem aterosclerose ou endurecimento das artérias, que é uma das principais causas de doença cardiovascular.

Diminui o Risco de Diabetes:

Os diabéticos perdem a sensibilidade à insulina, o hormônio que mantém os níveis de açúcar no sangue sob controle, devido ao qual a insulina é menos eficaz em sinalizar as células para absorver o açúcar do sangue. Isso resulta em níveis mais altos e mais baixos de açúcar no sangue.

Sabe-se que o Chá Verde sensibiliza as células para que possam metabolizar melhor o açúcar, melhorando assim os sintomas da diabetes. De acordo com um estudo, beber seis ou mais xícaras de Chá Verde pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 em 33%!

Melhora a Saúde Cerebral:

O principal ingrediente do Chá Verde, a cafeína, não só mantém você acordado, mas também o deixa mais esperto. Este estimulante não é encontrado em tanta concentração no Chá Verde como no café, mas o conteúdo pode produzir uma resposta sem causar efeitos nervosos que vêm de consumir muita cafeína. A cafeína bloqueia o neurotransmissor inibitório adenosina no cérebro.

Isso aumenta o disparo de neurônios e a concentração de neurotransmissores como dopamina e norepinefrina. Segundo estudos, a cafeína pode melhorar vários aspectos da função cerebral, como humor, memória, vigilância e tempo de reação.

O Chá Verde também contém o aminoácido L-teanina, que pode atravessar a barreira hematoencefálica e aumentar a atividade do neurotransmissor inibitório GABA, reduzindo a ansiedade.

Reduz o Risco de Câncer:

Os polifenóis encontrados no Chá Verde, particularmente as catequinas, são responsáveis ??pelas propriedades anticancerígenas. A catequina mais promissora é EGCG ou epigalocatequina-3-galato. Juntamente com outros polifenóis, o EGCG combate os radicais livres e protege as células dos danos no DNA causados ??por espécies reativas de oxigênio.

Os polifenóis do Chá Verde também são responsáveis ??pela modulação da função do sistema imunológico. O chá também é conhecido por ser eficaz contra vários tipos de câncer, incluindo os do pulmão, pele, próstata, mama, cólon, fígado e pâncreas, impedindo a proliferação de células cancerígenas e acelerando a recuperação.

Alivia a Dor e Inflamação:

Os efeitos antioxidantes do EGCG limitam a produção de certas moléculas no corpo que podem causar dor e inflamação, como na artrite. O Chá Verde não só melhora a saúde dos ossos e da cartilagem, mas também é 100 vezes mais eficaz do que as vitamina C e vitamina E na oferta de benefícios antioxidantes. EGCG pode reduzir as condições inflamatórias na artrite reumatoide, sem quaisquer efeitos colaterais, como é o caso da maioria dos medicamentos para artrite.

Promove a Saúde Bucal:

Estudos mostram que as catequinas do chá são capazes de inibir o crescimento de Streptococcus mutans, a principal bactéria nociva da boca que causa a formação de placas e contribui para cavidades e cáries dentárias.

Os polifenóis do Chá Verde suprimem a glicosiltransferase, um composto que as bactérias orais usam para se alimentar do açúcar. O Chá Verde também contém flúor, que pode ajudar a prevenir a cárie dentária, e o consumo regular melhora a saúde bucal e reduz o risco de cárie e mau hálito.

Beneficios do Cha Verde
Beneficios do Cha Verde

Quais os Benefícios do Chá Verde Para o Emagrecimento:

O Chá Verde é saudado em todo o mundo por seus benefícios de perda de peso. Os compostos seguintes no Chá Verde aumentam os esforços de perda de peso:

– A catequina melhora a oxidação das gorduras e aumenta a termogênese, que é a produção de energia ou calor do corpo pelo processo de digestão. A catequina também inibe as lipases intestinais, diminuindo assim a absorção de gordura e aumentando a excreção de gordura. O processo termogênico diminui ainda mais as enzimas lipogênicas que ajudam a suprimir o apetite.

– A cafeína age como um estimulante e tem demonstrado aumentar a queima de gordura e melhorar o desempenho do exercício. Dica: O consumo regular de Chá Verde pode beneficiar o corpo de várias maneiras. Agora confira em detalhes a Receita de Chá Verde Para Emagrecer.

Receita de Chá Verde com Gengibre Para Emagrecer:

INGREDIENTES:

  • 1 litro de água;
  • ½ gengibre;
  • 1 sachê de Chá Verde;
  • 1 pau de canela.

MODO DE PREPARO:

  • Coloque a água para ferver; acrescente os ingredientes, tampe a panela e deixe durante 5 minutos;
  • Espere esfriar por dez minutos e beba logo em seguida.

Quanto de Chá Verde Posso Beber?

Embora o Chá Verde tenha vários benefícios, não consuma esta bebida em abundância. Observe que os efeitos colaterais do excesso de Chá Verde podem incluir problemas leves a sérios como dor de cabeça, azia, vômitos, náuseas, confusão, irritabilidade, convulsões, etc.

Beber cerca de duas xícaras de Chá Verde por dia é recomendado. Evite adicionar açúcar ao seu chá se você estiver olhando para ganhar benefícios de perda de peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *