10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Brócolis Regularmente!

Gostou do post? Avalie!

10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Brócolis Regularmente que você deve saber. Além disso, o brócolis é uma planta pertencente à família Cruciferae, seu nome científico é Brassica oleracea. O Brócolis pertence à mesma família do repolho, couve-flor e nabos.

Ao contrário das outras plantas pertencentes à família Cruciferous, tem um maior teor de vitaminas e minerais.

brócolis

O brócolis é originário do Mediterrâneo e hoje é cultivada um pouco ‘em todas as áreas do mundo. Como o repolho, eles são vegetais de inverno e, embora possam ser encontrados no mercado o ano todo, é na estação fria que há maior disponibilidade e, portanto, os preços são mais baixos.

Os brócolis foram consideradas um alimento das grandes propriedades terapêuticas desde os tempos romanos. Até mesmo a tradição popular sempre sustentou que seu consumo promove saúde e longevidade.

Propriedades de Brócolis:

Generoso em vitaminas e minerais, o brócolis é um dos vegetais mais nutritivos. Uma porção de 200 g de brócolis mais do que cobre as necessidades diárias de vitamina C de um adulto, uma vez que contribui com quase quatro vezes o necessário. Também satisfaz plenamente as necessidades diárias de ácido fólico e dois terços dos da vitamina A.

Dificilmente calorias, é uma fonte importante de cálcio, potássio, fósforo, ferro, vitaminas B1, B2 e B6 e também proporciona doses substanciais de iodo, zinco, cobre e manganês. É excelente para combater a anemia ferropriva e como preventivo anticancerígeno.

Mas em adição aos nutrientes essenciais que contém compostos de enxofre tais como o sulforafano, que impede que as células pré-cancerosas malignicen induz a morte de células doentes e impede a ocorrência de vasos através do qual é alimentado e o tumor se desenvolve.

Benefícios do Brócolis Para Saúde:

Previne o Câncer:

Primeiro de tudo, o câncer de mama, útero, próstata e órgãos internos, como fígado, cólon, rins e intestinos. Possui importantes propriedades anticancerígenas, que são aprimoradas com seu conteúdo de vitamina A, C e E, aminoácidos, zinco e potássio.

Protege o Coração:

Ajuda a eliminar o colesterol ruim do organismo e seu conteúdo de fibras, o que previne doenças cardiovasculares e protege a saúde do coração. A presença de cromo, um mineral responsável pela regulação da glicose no sangue, também ajuda a prevenir a pressão alta.

Fonte de Ferro Contra Anemia:

Além disso, seu alto teor de ferro, em clorofila e ácido fólico, torna o brócolis um alimento altamente recomendado para pessoas com anemia ferropriva, devido à deficiência de ferro.

Protege os Ossos:

Comer brócolis é excelente para manter os ossos saudáveis ​​e fortes, dado seu teor de cálcio, fósforo, magnésio e zinco.

Cuida dos Olhos:

Seus nutrientes, como zeaxantina e beta-caroteno, e vitamina A fazem o brócolis um protetor da saúde ocular. Previne a degeneração muscular, catarata e danos por radiação UV. A luteína contém protege o olho de doenças degenerativas, como catarata e outras doenças relacionadas à visão.

Melhora a Pele:

brócolis

Ela ajuda a ter uma pele muito mais atraente, jovem, macia e brilhante, uma vez que é antioxidante, e também possui ácidos graxos de vitamina E, B, A, K e Omega-3. A vitamina C produz colágeno e mantém a pele saudável e flexível, enquanto a vitamina E protege as membranas celulares da pele e defende contra os danos da radiação dos raios UVA.

Desintoxica o Organismo:

Suas propriedades antioxidantes ajudam a eliminar toxinas, radicais livres e ácido úrico, purificando o sangue e a pele. Vegetais como brócolis, rabanete, couve-flor e repolho contêm selênio e melhora o metabolismo do estrogênio que ocorre no fígado.

Previne a Constipação:

Graças ao seu teor de fibras, ele é recomendado para combater a constipação, pois graças a essa propriedade ajuda a prevenir alterações no estômago, como acidez, inflamação e melhora a digestão.

Os compostos contendo enxofre, como o sulforafano, são eficazes contra o helicobacter pylori, que causa úlcera gástrica e alguns tipos de câncer gástrico. Além disso, é rico em cálcio, especialmente na parte do tronco.

Fortalece o Sistema Imunológico:

Pela presença de vitamina C, beta-caroteno, além de outras vitaminas e minerais.

Dieta Ideal Durante a Gravidez:

Sendo rico em ácido fólico, proteína, cálcio, antioxidantes, fibras e fósforo, toda futura mãe deve consumi-lo. O brócolis é um alimento muito nutritivo e necessário na dieta durante a gravidez.

Variedades de Brócolis:

Existem muitos tipos de brócolis, que são populares em diferentes partes do mundo. As três principais variedades são as seguintes.

  • Brócolis Calabresa: É o tipo mais comum, nomeado após a Calábria (Itália) e é simplesmente chamado de brócolis.
  • Brócolis: Esta variedade tem muitas cabeças e caules finos.
  • Couve – Flor Roxa: Tem uma forma como uma couve-flor e consiste em pequenos botões de flores.

Como Selecionar o Brócolis?

Procure por um que tenha cabeças verdes brilhantes, grupos compactos de florzinhas e talos firmes. Certifique-se de que a fragrância é apimentada e não desagradável.

Como Armazenar Brócolis?

Armazenar brócolis exigirá que você embeba as cabeças sujas e embrulhe em toalhas de papel. Você pode refrigerar por no máximo 2-3 dias. No entanto, é melhor usar legumes frescos na sua preparação de alimentos.

Usos do Brócolis:

  • Ele pode ser comido cozido ou cru.
  • Você também pode cozinhá-lo para uma refeição saudável.
  • Inclua brócolis e azeite salteados em sua salada e deixe-a colorida.
  • Adicione-o a sopas e ensopados para um aperitivo saudável.

Receitas de Brócolis:

brócolis

Brócolis Assado com Queijo: Asse o brócolis, polvilhe sal e queijo e decore com uma fatia de limão para desfrutar de um primeiro prato salgado saudável.

Pizza: Cobrir sua pizza com brócolis cru ou cozido no vapor lhe dará um ótimo sabor, juntamente com muitos benefícios para a saúde.

Macarrão: Refogue no azeite e adicione-o ao seu macarrão.

Efeitos Colaterais de Brócolis:

Embora este incrível vegetal tenha uma grande variedade de benefícios para a saúde associados a ele, sempre há espaço para cautela. Os efeitos colaterais comuns são os seguintes:

  • Gás
  • Irritação intestinal
  • Reações alérgicas
  • Erupções cutâneas

Riscos:

  • Diluição do Sangue: A vitamina K pode inibir sua medicação anticoagulante . Portanto, seja cauteloso ao comê-lo, se você já estiver administrando varfarina ou qualquer outro afinador do sangue.
  • Hipotireoidismo: O brócolis pode piorar a condição da tireoide se ingerido em excesso.

Para estar seguro, é melhor conversar com um médico antes de o adicionar à sua dieta em grandes quantidades. Além disso, coma com moderação e comece a aproveitar os benefícios de saúde imediatamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *