10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Batata Doce Regularmente!

Gostou do post? Avalie!

10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Batata Doce Regularmente de forma que possa beneficiar o corpo. Ademais, as Batatas Doces são consideradas baixas na escala de índice glicêmico. Pesquisas recentes sugerem que elas podem reduzir os episódios de baixa taxa de açúcar no sangue e resistência à insulina em pessoas com diabetes.

Seu conteúdo de fibra também é importante. Estudos mostraram que pessoas com diabetes tipo 1 que ingerem dietas ricas em fibras têm níveis mais baixos de glicose no sangue; e, pessoas com diabetes tipo 2 melhoram seus níveis de açúcar no sangue, lipídios e insulina. Uma Batata Doce fornece uma média de aproximadamente 6 gramas de fibra.

batata doce
batata doce

A Batata Doce tem um sabor doce muito agradável e pode ser usada para preparar na cozinha em diferentes receitas ou pratos doces e salgados, embora seja consumido principalmente assada ou cozida.

Propriedades da Batata Doce:

A Batata Doce é um vegetal que tem nutrientes muito interessantes para nos ajudar a manter uma boa saúde. Vamos conhecê-los.

Valor nutricional da Batata Doce ou batata-doce.

Para cada 100 gramas deste tubérculo, temos:

  • 20 gramas de carboidratos
  • 1,6 gramas de proteína vegetal
  • Praticamente sem consumo de gordura (0,1 grama)
  • 3 gramas de fibra
  • Minerais como ferro, cálcio, potássio, zinco, magnésio, fósforo
  • Vitaminas A (carotenos), B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, colina, C, E e K.
  • Fitoesterois
  • As batatas doces fornecem 85 kcal por 100 gramas.

Benefícios da Batata Doce:

Melhora a Saúde da Pele:

As batatas doces são ricas em vitaminas C e E, o que é muito benéfico para a nossa pele. Os antioxidantes que este tubérculo apresenta são capazes de neutralizar os radicais livres que causam danos celulares e, portanto, acabam acelerando o processo de envelhecimento. Portanto, se você incluir Batata Doce na sua dieta, sua pele ficará mais brilhante.

Combate o Câncer e Mantém a Saúde dos Olhos:

Seu conteúdo em vitamina A, que também é conhecido como betacaroteno, protege as células do estresse oxidativo causado pelos radicais livres, o que reduz significativamente as chances de ter câncer. Por outro lado, esta vitamina A previne doenças relacionadas à perda de visão e degeneração macular.

Beneficia o Sistema Circulatório:

Batata Doce tem uma grande quantidade de vitamina B6, que ajuda o sistema circulatório a funcionar corretamente.

Combate Inflamação:

A colina, presente na Batata Doce, é um nutriente muito importante e versátil; ajuda com o sono, movimento muscular, aprendizagem e memória. A colina também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, ajuda a transmissão de impulsos nervosos, ajuda na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.

Promove a Boa Saúde do Corpo:

A vitamina D que contém este tubérculo ajuda-nos a ter uma boa saúde em geral, porque protege e mantém os dentes, a pele, os nervos, os ossos e o coração. Por outro lado, é benéfico para pessoas que têm problemas de tireoide, porque é bom para a glândula tireoide.

Proporciona Muita Energia:

As batatas doces contêm fibra alimentar, que é um tipo de carboidrato, que nos dá muita energia.

Contém Manganês:

O manganês permite que nossos níveis de açúcar no sangue se estabilizem e controlem nosso apetite, além de ser muito benéfico para as pessoas que têm anemia e para a síndrome pré-menstrual.

Auxilia na Gravidez:

Por sua contribuição de ácido fólico, é um alimento ideal na gravidez, quando os requerimentos dessa vitamina são muito altos.

Ajuda a Controlar o Diabetes:

Embora aparentemente possa parecer um alimento inadequado para o diabetes, devido ao seu sabor adocicado característico, o fato é que a Batata doce é um alimento benéfico no diabetes tipo II, como demonstram estudos científicos.

Fonte de Potássio:

Este mineral remove o excesso de sódio do nosso corpo, o que nos ajuda a baixar a pressão arterial e regular a contração do músculo cardíaco.

batata doce beneficios
batata doce beneficios

Efeitos Colaterais da Batata Doce:

As batatas são um alimento indispensável para muitas pessoas e famílias em vários países, porque oferece muitas vantagens. Mas as batatas também têm alguns efeitos colaterais que podem ser gerados pelo organismo, veja-os:

  • Comer muita batata pode causar obstrução da barriga e dilatação do estômago, estando mais propensas pessoas sedentárias ou sem atividade física.
  • A ingestão constante de batatas acompanhadas/preparadas com manteiga, queijo, bacon, salsicha ou creme pode aumentar significativamente o peso corporal, pois fornecem muitas gorduras e calorias.
  • Batatas fritas preparadas no estilo de lanches processados fornecem muita gordura e não são boas para pessoas obesas, para pessoas com problemas de colesterol ou que sofrem de doenças cardiovasculares.
  • Batatas descascadas em excesso têm um alto índice glicêmico.
  • As batatas são ricas em amido, podem causar gases ou inchaço.
  • Não é adequada para pessoas que sofrem de com uma natureza lasciva, porque a batata é considerada um afrodisíaco natural.

Além disso, a Batata Doce é saudável e contém muitas vitaminas e minerais, só que você tem que evitar comê-las fritas, melhor cozidas, cozidos no vapor, grelhadas, em caldos ou mesmo assadas, por isso não fornece muitas calorias, mas nutrientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *