10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Amendoim Regularmente!

Gostou do post? Avalie!

10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Amendoim Regularmente para promover o bom funcionamento do corpo. Ademais, o Amendoim é um fruto da planta Arachis hypogaea, nativo de regiões tropicais da América do Sul, mas o seu cultivo se espalhou para outras partes da Ásia, África e Oceania.

Ele é considerado um fruto seco com infinitos benefícios para a nossa saúde, portanto, seu consumo é altamente recomendado.

amendoim
amendoim

Uma dieta rica em nozes e Amendoim está ligada à menor mortalidade e, em particular, a um menor risco de morte por doença cardiovascular. Isto é evidenciado pelo mais recente estudo desenvolvido por uma equipe de cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Vanderbilt, em Nashville (EUA) e coletado pela revista JAMA Internal Medicine.

Propriedades do Amendoim:

O Amendoim contém fitoesterois que ajudam a diminuir o crescimento das células cancerígenas.
Também possui propriedades antioxidantes que são devidas à presença de resveratrol, um flavonoide presente em algumas frutas e vegetais, como o Amendoim.

A quantidade de proteína fornecida pelo Amendoim  é comparável com as proteínas que contribuem para o consumo de carne animal e seus derivados. Além disso, 50% de sua composição é gorda, sendo principalmente gorduras insaturadas, que podem controlar o colesterol.

O Amendoim é muito rico em minerais, destacando potássio, fósforo e ferro. A principal vitamina é a vitamina B, mais especificamente o ácido fólico, mas também contém vitamina E.

Formas de Consumo:

O Amendoim pode ser consumido de várias maneiras, naturalmente, torrado, adoçado, como um deleite, em sobremesas, como pasta, combinado com outros cereais matinais e até processado como manteiga ou creme.

Vamos ver a seguir as propriedades e benefícios que se destacam no Amendoim, e descobrir as 10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Amendoim Regularmente:

Benefícios do Amendoim

Controla o Colesterol:

Reduz o colesterol ruim e aumenta o bem, graças ao seu alto teor de gorduras monoinsaturadas.

Auxilia no Desenvolvimento do Corpo:

Ajuda no crescimento e desenvolvimento do corpo, o que o torna um alimento muito adequado para as crianças.

Previne o Câncer:

Reduz o risco de câncer de estômago, dada a presença de ácido p-cumárico, que reduz a produção de nitroso-amina carcinogênica. E protege a pele dos radicais livres através da sua vitamina E. Também reduz o risco de câncer de cólon, especialmente em mulheres, que diminui em 58% após o consumo. Nos homens é reduzido até 27%.

Beneficia o Coração:

Também reduz o risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, doenças nervosas ou doença de Alzheimer. O antioxidante resveratrol presente no Amendoim é responsável por esses benefícios.

amendoim beneficios
amendoim beneficios

Fonte de Vitaminas:

Ele contém uma infinidade de vitaminas naturais: complexo B, vitaminas como niacina, riboflavina, tiamina, vitamina B6, vitamina B9 e ácido pantotênico, entre outros.

Controla o Peso:

Ajude a reduzir e manter o peso se consumido pelo menos duas vezes por semana.

Previne Cálculos Biliares:

Foi comprovado que o Amendoim reduz até 25% o risco de sofrer cálculos biliares.

Aumenta a Fertilidade:

Ajuda a melhorar a fertilidade se consumido antes e durante a gravidez, graças ao seu alto teor de ácido fólico. Além disso, reduz o risco de o bebê nascer com defeitos do tubo neural.

Controla o Açúcar no Sangue:

Entre as suas propriedades também é a capacidade de reduzir o açúcar no sangue, uma vez que ajuda a absorver o cálcio e metabolizar gorduras e carboidratos

Previne a Depressão:

Finalmente, o consumo de Amendoim previne e combate a depressão, graças ao triptofano, que aumenta os níveis de serotonina

Efeitos Colaterais do Amendoim:

Muitos especialistas têm alertado para as terríveis consequências que o consumo excessivo de Amendoim pode nos trazer.  Como por exemplo: gordura, distúrbios digestivos ou mesmo provocar alguns problemas de fígado. Preste atenção:

Ganho de peso:

Uma ingestão maior do que a recomendada (máximo de cerca de 30 g que equivale a 20 unidades e não todos os dias) pode significar um aumento no peso e uma velocidade maior do que com outras substâncias. Amendoim tem muitas calorias, então eles têm mais energia por porção do que outros alimentos.

Distúrbios digestivos:

Gases e inchaço geralmente são os mais comuns após a ingestão de Amendoim, dados os taninos e fitatos que contêm, compostos que interferem na absorção de nutrientes. Além disso, sendo alimentos ricos em fibra, especialistas afirmam que o consumo excessivo pode levar à diarréia.

beneficios do amendoim
beneficios do amendoim

Problemas de fígado:

Os amendoins também têm um alto teor de gordura. Logo, o consumo excessivo destes também pode danificar o fígado, o órgão responsável por processá-los. E, de acordo com alguns especialistas em nutrição, as nozes contêm aflatoxinas, toxinas naturais contidas em algumas delas que podem causar danos ao fígado se consumidas em excesso.

É por isso que o mais importante é seguir uma dieta equilibrada para obter os nutrientes necessários em nosso corpo. E sim, podemos comer Amendoim, mas sempre limitando seu consumo (20 unidades no máximo) e levando em conta especialmente que não devemos tomá-lo como rotina todos os dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *