10 Razões Pelas Quais Você Deve Consumir Cacau Regularmente!

Gostou do post? Avalie!

As Razões Pelas Quais Você Deve Consumir Cacau Regularmente e aderir a sua dieta. Além disso, o cacau é de origem brasileira, da região Amazônica, o cacau é a matéria-prima do chocolate. Essa fruta é rica em fibras e minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Também pode ser consumida como suco.

A fruta em grãos moídos tem baixo teor de gordura, que são as sementes fermentadas do cacaueiro (nome latino: Theobroma cacao, que significa ” Comida dos Deuses”). Esses grãos moídos, conhecidos como licor de cacau ou massa de cacau, também contêm manteiga de cacau , que é uma gordura natural, não láctea, presente nos grãos de cacau. Cerca de 50-60% do licor de cacau consiste em manteiga de cacau .

O cacaueiro tem cerca de 12 a 25 pés de altura e cresce naturalmente em climas tropicais. O fruto do cacaueiro é uma vagem cheia de polpa doce que envolve um grupo de cerca de 20 a 40 sementes da fruta. Aqui estão os benefícios para a saúde do cacau:

Valor Nutricional:

Conforme o USDA , a fruta é rico em minerais como potássio , fósforo , magnésio e cálcio. Ele também contém vitaminas como tiamina, riboflavina , niacina , ácido fólico e vitamina B6 , E e K. Também é uma boa fonte de zinco , ferro e sódio, enquanto fornece ao corpo energia, carboidratos, proteínas e fibras dietéticas . Contém 0 colesterol.

Além disso, também contém conteúdo de cafeína. Ele contém manteiga de cacau, que, segundo o USDA, contém vitamina E , vitamina K e ácidos graxos. É uma mistura de gorduras monoinsaturadas como ácido oleico e gorduras saturadas, nomeadamente ácido esteárico e ácido palmítico.

Benefícios do Cacau:

Tem Ação Antioxidante:

Um estudo de pesquisa comparativa publicado em 2003 no Journal of Agricultural and Food Chemistry tornou evidente que a fruta apresenta maior atividade antioxidante do que o chá preto , o chá verde e o vinho tinto .

Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres baseados em oxigênio presentes no corpo. Além disso, é abundante em fitoquímicos fenólicos e possui uma alta quantidade de flavonóides também. O zinco, presente nele, ajuda a protegê-lo contra o estresse oxidativo , que é uma das principais causas do envelhecimento acelerado.

Mantém o Nível de Colesterol:

De acordo com descobertas recentes, o cacau tem efeitos hipocolesterolêmicos e hipoglicêmicos tanto no nível de colesterol quanto na glicose, respectivamente. Os pesquisadores observaram uma redução proeminente no colesterol LDL, no nível de glicose e nos triglicérides nas pessoas que consomem cacau em pó.

Para acrescentar, a fruta aumenta o nível de HDL (colesterol saudável) no sangue, o que leva a diminuir o risco de doenças cardíacas.

Cura Asma Brônquica:

Cacau é incrivelmente bom em curar complicações brônquicas. Os alcalóides como a teofilina e a xantina estão presentes no pó de cacau, que ajuda a relaxar o espasmo brônquico, os brônquios e a abertura constrita. Isso aumenta o fluxo respiratório, cura alergias crônicas levando à fase grave de falta de ar e asma.

Reduz Obesidade:

Em consonância com alguns estudos recentes, os cientistas acreditam que a fruta tem alguns benefícios potenciais que impedem a obesidade em seu corpo. A ingestão regular da fruta modula o metabolismo lipídico para reduzir a síntese de ácidos graxos.

Além de ajudar na redução da obesidade, o consumo adequado de cacau melhora a termogênese – o mecanismo de produção de calor no fígado e nos tecidos adiposos brancos.

Melhora o Humor:

Um estudo piloto com 48 homens e mulheres saudáveis ​​revelou que o consumo da fruta aumenta o humor.

Uma revisão de vários estudos também mostrou os efeitos do chocolate no humor. Com base nas evidências coletadas, a fruta e o chocolate são eficazes para melhorar o humor e aliviar a fadiga mental.

Previne o Câncer:

Sabe-se que os flavonóis presentes no cacau reduzem os danos às células causados ​​pelo estresse oxidativo, prejudicando assim o possível desenvolvimento do câncer.

A pesquisa mostrou que esses flavonóides, juntamente com procianidinas no cacau, exibem características antiproliferativas e quimiopreventivas que auxiliam no tratamento de cânceres como câncer colo-retal e câncer de próstata.

Receitas de Chocolate Quente:

INGREDIENTES:

  • 3 colheres de chocolate escuro, finamente picado;
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 2 colheres de sopa Açúcar Mascavo Embalado;
  • 4 xícaras leite integral;
  • 1 colher de chá extrato de baunilha;
  • Pitada de sal;
  • Chantilly ou Cacau em pó, para servir (opcional);

MODO DE PREPARO:

  • Combine o chocolate, cacau e açúcar mascavo: misture o chocolate, o cacau em pó e o açúcar em uma panela pequena. Isso ajuda a quebrar qualquer caroço no cacau ou no açúcar.
  • Adicione o leite: Adicione o leite e coloque a panela em fogo médio.
  • Traga para ferver: leve para ferver, mexendo ocasionalmente, até ficar quente e macio, cerca de 5 minutos.
  • Adicione a baunilha e sal: Adicione a baunilha e sal.
  • Sirva: Sirva com um pouco de chantilly e um pouco de cacau, se desejar.

Efeitos Colaterais:

Consumir a fruta é muito seguro para a maioria das pessoas. A fruta contém cafeína e substâncias químicas relacionadas. Comer grandes quantidades pode causar efeitos colaterais relacionados à cafeína, como nervosismo, aumento da micção, insônia e batimentos cardíacos acelerados.

A fruta pode causar reações alérgicas na pele, constipação e pode desencadear dores de cabeça da enxaqueca. Também pode causar queixas digestivas, incluindo náuseas, desconforto intestinal, roncos no estômago e gases.

A aplicação de manteiga de cacau na pele também é provavelmente segura para a maioria das pessoas. Pode, no entanto, causar uma erupção cutânea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *